Rádio Frequência são sinais que se propagam por um condutor cabeado e são irradiados no ar através de uma antena. As antenas convertem o sinal de um sinal cabeado em um meio sem fio e realizam a transmissão de sinais. Os sinais irradiados se propagam em forma de ondas eletromagnéticas em todas as direções. Esse modelo de transmissão é uma das formas mais antigas de transmissão e até hoje é uma das forma mais utilizadas. Na maioria dos projetos de transmissão sempre haverá um momento onde será usado Radio Frequência, mostrando assim a grande importância desta técnica.

XT101 - Banco de Ensaios em Rádio Frequência tem como objetivo para capacitar os alunos sobre os sistemas de Radio Frequência através de um maior contato com as suas estruturas básicas, princípio de funcionamento, análises de simulações, equipamentos de teste e habilidades de medição em um conhecimento racional e perceptivo. Para dominar o conceito, seja no domínio do tempo ou domínio da frequência, o aluno utiliza linhas de propagação, propagação de ondas de rádio, antenas, módulos de rádio frequência, comunicações rádio frequência e outros conceitos básicos e portanto, aprender a manusear importantes instrumentos de teste.

Rádio Frequência são sinais que se propagam por um condutor cabeado e são irradiados no ar através de uma antena. As antenas convertem o sinal de um sinal cabeado em um meio sem fio e realizam a transmissão de sinais. Os sinais irradiados se propagam em forma de ondas eletromagnéticas em todas as direções. Esse modelo de transmissão é uma das formas mais antigas de transmissão e até hoje é uma das forma mais utilizadas. Na maioria dos projetos de transmissão sempre haverá um momento onde será usado Radio Frequência, mostrando assim a grande importância desta técnica.

XT102 - Banco de Ensaios em Rádio Frequência tem como objetivo para capacitar os alunos sobre os sistemas de Radio Frequência através de um maior contato com as suas estruturas básicas, princípio de funcionamento, análises de simulações, equipamentos de teste e habilidades de medição em um conhecimento racional e perceptivo. Para dominar o conceito, seja no domínio do tempo ou domínio da frequência, o aluno utiliza linhas de propagação, propagação de ondas de rádio, antenas, módulos de rádio frequência, comunicações rádio frequência e outros conceitos básicos e portanto, aprender a manusear importantes instrumentos de teste.

A rede de comunicações de rádio microondas se torna muito importante nos dias de hoje em nossa vida diária. Por exemplo, as chamadas de alta qualidade telefônicas de longa distância, na maioria das vezes através de satélites de comunicações, são possíveis através de sistemas de telecomunicações de microondas.

As características superiores de um sistema de micro-ondas vem do fato de que as frequências de microondas têm propriedades de propagação altamente direcionais, que são semelhantes aos da luz. Além disso, o elevado grau de imunidade ao ruído das frequências de microondas na atmosfera faz com que está comunicação se torne a primeira escolha nas comunicações de longa distância.

Dos métodos mais rústicos de comunicação aos mais avanços celulares e tablets. Do analógico ao digital. Pessoas podendo se comunicar com qualquer parte do mundo sem sair do lugar. Seria difícil imaginarmos nossas vidas sem todas as facilidades que as atuais tecnologias de comunicação nos possibilitam.

A cada ano que passa novas tecnologias surgem e uma infinidade de aparelhos eletrônicos chegam às lojas com os mais variados recursos. Isto requer um esforço muito grande por parte dos profissionais da área para se manter atualizado com todas essas novidades.

O profissional de telecomunicações precisa não só conhecer estas tecnologias (telefonia fixa e móvel), como também todo o processo de tratamento de um sinal, desde sua preparação para transmissão até a recepção. Isto inclui técnicas de correção de erros, codificação e decodificação, multiplexação e demultiplexação, entre muitos outros conceitos fundamentais para que qualquer comunicação seja realizada de modo satisfatório.

Dos métodos mais rústicos de comunicação aos mais avanços celulares e tablets. Do analógico ao digital. Pessoas podendo se comunicar com qualquer parte do mundo sem sair do lugar. Seria difícil imaginarmos nossas vidas sem todas as facilidades que as atuais tecnologias de comunicação nos possibilitam.

Com as novas tecnologias, como por exemplo a tendência de armazenamento em nuvem, essa comunicação precisa ser mais rápida e com taxas de transmissão ainda maiores. A única forma que temos de alcançar essa condição é através das transmissões em Fibra Óptica, já que a mesma utiliza a velocidade da luz para transmissão.

 A Fibra Óptica é o meio de transmissão mais avançado que temos atualmente. As novas tecnologias como a LTE (Tecnologia usada na implementação do 4G) estão sendo projetadas apenas utilizando Fibra Óptica, mostrando que todas as tendências levam a Fibra.

O kit de antenas XT401 permite realizar experimentos com diversos tipos de antenas, possibilitando analisar diferentes características e compreender seu funcionamento. Equipado com bases com posicionamento manual e automático (assistido por microcontrolador), possui ainda interface de aquisição de dados que passa as informações de medidas para um software capaz de traçar os diagramas de irradiação das antenas. Possui exclusivos módulos de transmissão e recepção digitais que permitem estudar não só odesempenhodas antenas, mas também o impacto desse desempenho em comunicações digitais. O kit básico trás os principais tipos de antenas usadas em VHF e UHF. O material didático traz um consistente apanhado teórico, que pode ser utilizado tanto em cursos de nível superior como técnico. O caderno de experiências explora as características das antenas no objetivo de criar comparação entre elas e direcionar para a escolha mais adequada em cada aplicação prática. O manual trás informações de instalação e operaçãodo kit, além de esquemas elétricos dos circuitos envolvidos.

As aplicações wireless (sem fio) a cada dia mais se tornam presentes no cotidiano. Além dos já tradicionais meios de comunicação de massa como rádio e TV, hoje dispositivos equipados como sistemas sem fio (Wifi, Bluetooth, ZigBee, etc...) e celulares estão em todos os lugares. Esses meios de comunicação têm em comum a necessidade de antenas para transmitir e receber sinais. Daí a importância dos estudos destas e de suas características na formação do profissional de eletrônica e telecomunicações.

O kit de antenas XT403 permite realizar experimentos com diversos tipos de antenas, possibilitando analisar diferentes características e compreender seu funcionamento. Equipado com bases com posicionamento manual e automático (assistido por microcontrolador), possui ainda interface de aquisição de dados que passa as informações de medidas para um software capaz de traçar os diagramas de irradiação das antenas, taxa de erro de bit entre outras medidas. Possui exclusivos módulos de transmissão e recepção digitais que permitem estudar não só o desempenho das antenas, mas também o impacto desse desempenho em comunicações digitais. O kit trás os principais tipos de antenas usadas em VHF e UHF. O material didático traz um consistente apanhado teórico, que pode ser utilizado tanto em cursos de nível superior como técnico. O caderno de experiências explora as características das antenas no objetivo de criar comparação entre elas e direcionar para a escolha mais adequada em cada aplicação prática. O manual trás informações de instalação e operação do kit, além de esquemas elétricos dos circuitos envolvidos.

O objetivo desta bancada é qualificar instaladores para sistemas de telefonia. Focando em centrais privadas de telefonia (PABX) aborda também os principais conceitos de telefonia fixa em centrais de médio e grande porte. O aluno nela treinado estará apto a prestar serviços de instalação e reparo em instalações de telefonia pública e particular, além de instalar e operar centrais PABX de pequeno e médio porte.

Os equipamentos que compõem a bancada são montados sobre quadro com indicações didáticas e de função fixado em estrutura de perfilado de alumínio. A bancada é composta de central de PABX com diversas funções integradas, como atendimento automático, chamada em espera, conferencia, bilhetagem; terminais telefônicos convencionais e terminal KS (telefonista); os troncos do PABX podem ser ligados diretamente a uma linha convencional, a um ramal de outro PABX ou a interface celular e interface VoIP, já inclusas.

O banco de ensaios em telefonia, foi criado para o desenvolvimento de competências em múltiplos aspectos. Ele permite explorar a instalação e configuração de uma central PABX e acessórios, além dos fundamentos necessários de comunicação e parametrização da rede VOIP. O estudante, após a utilização do kit, estará apto a prestar serviço de instalação, de reparo e de operação em centrais PABX, analógica e com tecnologia VOIP, de grande e médio porte.


Os equipamentos que compõe a bancada são modularizados e montados sobre placas de policarbonato, com indicações didáticas e de funcionamento, fixados em uma estrutura angular de perfilado de alumínio. A bancada é composta por uma central PABX com diversas funções integradas, como atendimento automático, chamada em espera, conferência, bilhetagem. Terminais telefônicos convencionais e um terminal KS (telefonista), também são integrados ao kit, além também de um vídeo porteiro, com unidade interna e externa, com comunicação com a central PABX. Os troncos da central podem ser ligados diretamente a uma linha convencional ou uma interface celular, já inclusas. O kit também é composto por uma interface VOIP, usada para a comunicação da central PABX analógica com a rede VOIP.